domingo, 26 de janeiro de 2014

Sandman - Edição Definitiva, Volume 1


Título: Sandman - Edição Definitiva, Volume 1
Título Original: Absolute Sandman, Volume 1
Escritor: Neil Gaiman
Editora: Panini Comics
Gênero: História em Quadrinhos
Ano de lançamento: os quadrinhos originais - do 01 ao 20 - foram publicados em 1988, 1989 e 1990

Sandman é definitivamente diferente de tudo o que eu já li. A história começa com Sandman, o senhor dos sonhos, sendo capturado por uma seita que pretendia, na verdade, aprisionar a morte e, com isso, obter o segredo imortalidade. Após 70 anos de cativeiro, Sandman finalmente se liberta, mas descobre que os vários problemas que surgiram durante a sua ausência precisam ser solucionados. A partir
daí, a história se desenvolve na forma de contos, originalmente publicados individualmente, na forma de revistas em quadrinhos. Essa primeira edição definitiva reúne o conteúdo das primeiras 20 revistas publicadas.

Sandman tem uma forma muito interessante e peculiar, já que muitos desses contos sequer se relacionam com a história principal. Há uma história, por exemplo, ambientada na Inglaterra da época de Shakespeare. Em outra dessas histórias, acompanhamos uma tribo africana primitiva. E há até mesmo histórias que não são protagonizadas por Sandman, mas sim por gatos! A princípio, a forma parece estranha, porém aos poucos passa-se a entender e apreciar o dom de Gaiman para contar histórias.

Clique para ver a fonte da imagem
Sandman é sem dúvida o personagem mais interessante e enigmático com o qual eu já me deparei. Ele é um homem alto, extremamente branco, tem cabelos negros e compridos e olhos que brilham como estrelas. Sua forma física pode variar a depender do tempo e da cultura. Sandman não é um homem, mas também não é um Deus. Ele é um dos sete eternos (nesse primeiro volume somente somos apresentados a três outros eternos: a morte, o desejo e o desespero). Como eterno, ele existirá enquanto o Universo existir. O interessante de Sandman é que ele não um super-herói. O único motivo de sua existência é manutenção da ordem no mundo dos sonhos e se, para tanto, for necessário o sacrifício de algum ser humano, então ele o fará, e sem remorso. Seus valores são diferentes dos nossos, até porque ele já viveu e viverá muito mais tempo que qualquer um de nós. Sandman é capaz de amar e odiar com intensidade, mas na maior parte do tempo ele parece indiferente a tudo e a todos, parecendo até mesmo um pouco entediado. É inevitável comparar a personalidade inconstante de Sandman à dos deuses gregos e o próprio Gaiman afirma que algumas culturas chamam Sandman de Morfeu. 

A genialidade de Gaiman em Sandman é conseguir reproduzir no leitor as mesmas sensações que os sonhos provocam: ora somos fascinados pela beleza dos cenários, ora ficamos confusos, ora ficamos aterrorizados, ora questionamos o que estamos vendo. Sandman é o único ponto estável nesse mundo de sonhos em que tudo é possível. Os primeiros contos são bastante sombrios e o mais assustador deles, pelo menos para mim, foi "Esperando o Fim do Mundo", que conta a história de um psicopata que tortura pessoas em uma cafeteria por 24 horas. Gaiman realmente levou a sério sua frase inspiradora de T.S. Elliot: "Vou revelar-te o que é o medo num punhado de pó". Os contos finais, contudo, são bem mais bucólicos e leves.
Clique para ver a fonte da imagem
Não há dúvidas de que Gaiman é um contador de histórias nato. Ele envolve o leitor em seus ambientes e personagens de uma forma extremamente sedutora, mas o traço dos ilustradores também contribui para a beleza da obra. O talento de Gaiman também se revela pelas diversas referências literárias e mitológicas que podem ser encontradas ao longo de Sandman. Alguns de seus personagens, por exemplo, são William Shakeapeare, Christopher Marlowe, as Três Graças (que assumem a forma de uma donzela, de uma velha e de uma mãe), Caim, Abel e por aí vai. Sua cultura é impressionante e uma das diversões de ler Sandman é justamente encontrar essas referências históricas. 

Desafio alguém a ler Sandman e não gostar! Recomendadíssimo!

Nota no Skoob: 5 de 5






9 comentários:

  1. AINDA nao se empolgue completamente com Gaiman. Em breve te explicarei porque.

    ResponderExcluir
  2. Estou procurando a edição definitiva volume 1 e não acho em lugar nenhum. Só achei um no mercado livre que ta 180 reais, achei muito caro. Sabe de outro lugar onde esteja vendendo ? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro mesmo! Provavelmente porque está esgotada =/
      Comprei a minha na Estante Virtual. Vê se lá você encontra uns preços melhores...
      A Panini está sempre fazendo novas tiragens de Sandman, então na pior das hipóteses você espera um pouquinho.

      Excluir
  3. Muito legal sua resenha!
    Mas, fiquei preocupada com esse comentário aí em cima dizendo para você não se empolgar... vixi...
    Bjs, Lu - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luiza! ^_^
      Eu também fiquei preocupada com o comentário. Ela é minha amiga e nunca me explicou o porquê de ter dito isso. Inclusive ela me deu de presente de aniversário um livro de Gaiman (Deuses Americanos). Rsrsrs
      Beijo! E obrigada por ter passado aqui.

      Excluir
    2. Ah... se ela te falar, me fala?? Fiquei curiosa..rs! Bjss

      Excluir
  4. Achei sua pág. no facebook por acaso a alguns minutos atrás, assim como achei Sandman, essa mesma edição algumas semanas atrás. E assim que vi que você falava de Sandman não pude deixar de dar uma olhada. Eu não conhecia nada sobre. Num dia recebi o convite de uma amiga para escolher alguns dos livros dela q ela doaria para uma biblioteca, obviamente fui toda feliz e arrecadei algo em torno de 70 livros (e sobrou muito mais que o triplo do que eu peguei para ela doar pra biblioteca), Sandman foi um deles, que a principio eu nem mesmo dei atenção, mas depois de alguns minutos com o livro do meu lado, algo nele me chamou extrema atenção, como se ele me chamasse e eu não resistindo tive de trazer para casa comigo, passei uma semana grudada nele sem ler, mas eu sentia que precisava ter ele por perto, um tempo depois acabei colocando na estante e ele se juntou a grande coleção de livros para ler, eu tentei ler, mas não consegui pois cheguei a tentar ler 5 livros ao mesmo tempo contando com ele, e é claro, não consegui terminar nenhum, mas depois de ler sua resenha, vai ser o próximo livro que eu vou começar, e estou ansiosa para isso. Bom, acho que lhe devo um obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que história curiosa! Se o livro te chamou dessa forma, então com certeza você deveria lê-lo. Sandman é incrível. Até hoje não conheço ninguém que não gostou. A pergunta que não quer calar é: por que sua amiga resolveu doar o livro?? o.O
      Beijo e uma excelente leitura para você!

      Excluir