quinta-feira, 30 de julho de 2015

A Menina Submersa, Caitlin R. Kiernan (sem spoilers)



Título: A Menina Submersa
Título Original: The Drawning Girl
Escritora: Caitlin R. Kiernan (Estados Unidos)
Ano de Publicação: 2012
Editora: Darkside
Páginas: 320
Gênero: Terror, Fantasia
Nota: ♥ ♥ ♥ ♥ 


A Menina Submersa é um livro diferente de tudo o que eu já li até hoje. Até mesmo pensar numa sinopse para esse livro é um tarefa difícil. O que posso dizer para aqueles que ainda não leram o livro é que a protagonista, Imp (India Morgan Phelps), é portadora de esquizofrenia paranoide desde a infância. Sua saúde mental é mantida à base de medicamentos. A história do livro é contada em primeira pessoa, pela perspectiva de Imp, e a todo tempo questionamos o que é real e o que não é. Imp é uma das narradoras menos confiáveis que já encontrei na literatura, mas ela é sempre honesta acerca de suas dúvidas (ao contrário da narradora de "A Outra Volta do Parafuso", por exemplo). Esse é um livro que envolve uma fantasia mais sombria, um espécie de terror psicológico, que mistura elementos de contos de fada com fantasmas e sereias. Afinal, o que Imp viu? Uma sereia ou um lobisomem

Não tenho dúvida alguma de que A Menina Submersa é um livro que não agradará todas as pessoas. Esse livro foi escrito para quem gosta de questionamentos acerca da realidade, acerca do quanto podemos confiar em nossos próprios pensamentos, em nossa própria memória. É um livro sobre a fragilidade e a inconfiabilidade da mente humana. Venceu diversos prêmios literários, incluindo o Bram Stoker, por seu estilo inovador. Imp nos conta, desde as primeiras páginas, que está escrevendo seu "livro de fantasmas" apenas para ela mesma e é exatamente isso que nos faz sentir dentro de sua mente. Ela mente, ela se contradiz, ela se confunde, ela confessa suas mentiras e incertezas, e nós vivenciamos seu relato como se ele fosse mais real justamente por isso. Durante a leitura às vezes sentimos que estamos lendo o diário de alguém, algo privado e secreto, e às vezes Imp conversa conosco, nos tornando cúmplices de sua história e de sua vida.

A Menina Submersa
A história de A Menina Submersa ergue-se sobre dois principais pilares. O primeiro é um quadro fictício chamado "A Menina Submersa" e que causa grande impacto sobre Imp. A partir desse quadro surge o tema das sereias. É especialmente relevante para a narrativa uma referência a Odisseia, de Homero, na cena em que Ulisses se amarra ao mastro de um navio e coloca cera de abelha nos ouvidos da tripulação para que não seja tragado para o fundo do mar por conta do canto das sereias. 

O segundo pilar de A Menina Submersa é outro quadro fictício chamado "Fecunda Ratis", a partir do qual surge o tema dos contos de fada, principalmente Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau. 

Tudo em A Menina Submersa acaba convergindo para esses dois principais pilares numa narrativa quase circular, já que uma memória ou um pensamento de Imp eventualmente volta para um desses dois pontos inicias. 

Fecunda Ratis
A Menina Submersa é repleto de referências contemporâneas a livros, a escritores, a filmes, a quadros e a músicas e aqui, mais uma vez, tudo converge para os dois grandes temas que eu mencionei. Uma das melhores coisas de ler A Menina Submersa é ir juntando as peças do quebra-cabeça que é a mente de Imp, tentando entender como tudo aquilo se encaixa. Esse definitivamente não é um livro que oferece respostas prontas para o leitor.

O terror explorado nessa obra é muito mais psicológico do que real. O mundo a que Imp está confinada, que é sua própria mente, é extremamente sombrio e perturbador, mas muito disso passa por sua loucura, por sua mente inquieta e não confiável. E as imagens macabras que atormentam e assombram Imp permanecem conosco da mesma forma que permanecem com ela. A Menina Submersa expande o gênero terror de forma extremamente criativa e inovadora, mostrando que a mente humana pode ser tão assustadora quanto qualquer monstro ou assombração.  

É uma leitura que eu recomendo para todos que gostam de ser desafiados, que adoram questionamentos acerca do que é ou não real e sabem que nem tudo na vida pode ser explicado.  

Vídeo no YouTube:







  

9 comentários:

  1. Parece ser diferente de tudo o que já li. Fiquei curiosa! Tenho o e-book, um dia leio...
    Adoro livros com referências a livros, filmes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia, nesse livro chovem referências a livros, filmes, músicas, quadros... Dá para preencher uma página de um caderninho.
      Curiosa para saber sua opinião... Espero que goste tanto quanto eu gostei!
      Beijo! ^_^

      Excluir
  2. Esse livro parece ser muito instigante, fiquei com vontade de ler. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro que tira qualquer um da zona de conforto. Espero que goste tanto quanto eu gostei!
      Beijo! ^_^

      Excluir
  3. Tenho muita vontade de ler este livro! Você acha que este livro chega ser um terror ou apenas um mistério?
    Um beijo,
    Jéssica, d´O Feminino do Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, ele é um terror mais psicológico, sabe? Não é aquele terror de dar susto ou de provocar medo. É um terror que vem associado com a loucura, com a incerteza do que é real e do que não é, com as imagens macabras e perturbadoras que nossa mente cria sem que tenhamos qualquer controle sobre isso. Deu para entender mais ou menos?
      Beijo! ^_^

      Excluir
  4. Fantasia é um dos gêneros de que menos gosto, mas esse livro me atraiu porque o envolvimento dos seres fantásticos não é indiscriminado: a personagem principal tem um transtorno mental (e isso me parece interessantíssimo). Não sei o que esperar da leitura, e isso, pelo menos para mim, é algo positivo.
    beijo!

    ResponderExcluir
  5. Você acha que para adolescentes esse livro pode ser recomendado ou ele é muito pesado? Eu me apaixonei pela capa dele e já estou a quase um mês tentando me decidir em compra-lo e no ultimo segundo sempre fico com o pé atrás, principalmente porque não sei se, para minha idade, seria bom, sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz,
      Acho que depende muito da sua idade e do que você está acostumada a ler/ver. Eu considero ele um pouquinho pesado sim, mas se a pessoa, por exemplo, já está acostumada com cenários sombrios, então não vai sentir tanto o impacto do livro.
      Você já viu o filme Donnie Darko? "A Menina Subersa" é mais ou menos a mesma coisa em termos de "ser pesado". Mas não chega a ser um "American Horror Story".
      Espero ter ajudado!
      Beijo!

      Excluir