terça-feira, 5 de maio de 2015

Prelúdio à Fundação, Isaac Asimov


Isaac Asimov
Título: Prelúdio à Fundação
Título Original: Prelude to Foundation
Escritor: Isaac Asimov (russo, naturalizado americano)
Ano de Publicação: 1988
Editora: Aleph
Gênero: Ficção Científica
Páginas: 456
Nota: ♥ ♥ ♥ 

A Trilogia da Fundação de Isaac Asimov, publicada de 1942 a 1953 e ganhadora do prêmio Hugo em 1966, é hoje um clássico imperdível da Ficção Científica. Inicialmente, eram apenas três livros, nessa ordem: Fundação; Fundação e Império; Segunda Fundação. 

A partir de 1981, ou seja, quase trinta anos depois da publicação da trilogia original, Asimov, persuadido por seus fãs e seus editores, adicionou mais quatro livros à série da Fundação: dois que se passam depois da história contada na trilogia original e dois que se passam antes da história original. 

A série, organizada em ordem cronológica, fica assim:
  • Prelúdio à Fundação
  • Origens da Fundação
  • Fundação
  • Fundação e Império
  • Segunda Fundação
  • Limites da Fundação
  • Fundação e Terra 
Recomendo a todos a leitura da trilogia original e só depois a leitura dos demais livros. Seguir a cronologia da história fará com que o leitor perca muitos dos momentos surpreendentes da trilogia original.

A Trilogia da Fundação foi baseada no clássico livro "História do Declínio e Queda do Império Romano", do historiador Edward Gibbon. Só que, ao invés de Roma, temos um Império Galáctico em declínio. A queda definitiva desse império acarretaria uma longa idade de trevas em que o conhecimento até então acumulado se perderia. Um matemático chamado Hari Seldon cria então uma nova ciência chamada Psico-História, que é capaz de prever o comportamento das sociedades humanas e reduzir esse período de trevas, preservando o conhecimento científico existente.   

Em Prelúdio à Fundação, acompanhamos a trajetória de um jovem Hari Seldon nos seus primeiros anos na capital do império, o planeta Trantor. A Psico-História ainda é uma ideia sem qualquer aplicação prática. Seldon logo desperta a atenção do imperador, Cleon I, e de seu primeiro-ministro, Eto Demerzel, que têm seus próprios planos para essa nova ciência. Com ajuda de Dors Venabili, uma historiadora, e de Chetter Hummin, um repórter, Seldon, fugindo da influência do imperador e seu primeiro-ministro, começa a desenvolver a Psico-História. 

Se na Trilogia da Fundação o leitor encontra apenas os escombros de Trantor, aqui em Prelúdio à Fundação ele vislumbra a capital do império em seu auge, apenas de já existirem indícios de declínio. A imaginação de Asimov não encontra limites. O planeta é quase inteiramente coberto de gigantescos domos, o que permite um total controle sobre a temperatura; há elevadores e esteiras-rolantes que levam as pessoas de um distrito para o outro; cada setor de Trantor tem sua própria cultura e seu próprio povo.

O grande atrativo de Prelúdio à Fundação é justamente compreender um pouco melhor o funcionamento e as características desse planeta extremamente diversificado. Um dos destaques do livro é o setor de Mycogen, que esconde curiosas peculiaridades culturais e segredos sobre a origem da raça humana.  

Outro grande atrativo do livro é a desmistificação da figura de Hari Seldon. Aqui conhecemos um pouco melhor essa figura icônica e todas as pessoas que o ajudaram a se tornar quem ele se tornou. Se na Trilogia da Fundação víamos apenas o gênio infalível, aqui vemos um ser-humano que tem limitações e medos. 

Prelúdio à Fundação é um livro que complementa bem a trilogia original, além de ligar o universo da fundação aos universos de outros livros de Asimov. Recomendo para todos aqueles que querem conhecer um pouco mais o planeta Trantor e Hari Seldon


Outros livros de Asimov que já têm resenha no blog:




  













7 comentários:

  1. Vou guardar seu post para me guiar quando for ler Fundação, porque não sabia se deveria começar pelos livros avulsos ou pela trilogia. Ainda esse ano pretendo ler a série. Não tinha ideia que os livros eram baseados na História do Declínio e Queda do Império Romano, aliás eu não sei nada sobre Asimov, estou com Eu Robô e todo mundo diz que é um excelente livro. Acho que a única coisa que li de FC foi 2001.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece pela trilogia original, Flávia. Acho que você vai gostar sim. A Fundação é uma FC muito mais leve e acessível do que a de 2001.
      Beijo! ^_^

      Excluir
  2. Ainda não me aventurei para ficção cientifica. Tenho uma certa ideia que não gostar. Mas só experimentando, não é? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que você acha que não gostar, Cláudia? Quem gosta de fantasia normalmente gosta de FC também.
      Beijo! ^_^

      Excluir
  3. Ainda não me aventurei para ficção cientifica. Tenho uma certa ideia que não gostar. Mas só experimentando, não é? :)

    ResponderExcluir
  4. Eu também não fazia ideia de que esse livro é baseado na história do Império Romano!
    Mas não me animo a ler, não... Primeiro porque não sou muito fã de ficção científica (estou me aventurando mais ultimamente, mas ainda não posso dizer que adoro); e segundo porque detesto séries. Li dois livros do Asimov e gostei muito. Quero ler outros, porém vou ficar só nos volumes únicos...rs
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Séries às vezes são bem chatinhas mesmo, né? Eu evito quando são muitos livros ou quando nem todos foram publicados ainda. Morro de medo, por exemplo, de Guerra dos Tronos ficar sem final.
      Você leu quais do Asimov?
      Beijo! ^_^

      Excluir