domingo, 26 de abril de 2015

Sete Narrativas Góticas, Karen Blixen


[Lido para o Fórum Entre Pontos e Vírgulas]
Título: Sete Narrativas Góticas
Título Original: Seven Gothic Tales
Escritor: Karen Blixen (Dinamarca)
Ano de Publicação: 1934
Editora: Cosac Naify
Páginas: 480
Nota: ♥ ♥ ♥ 

Sete Narrativas Góticas, da escritora dinamarquesa Karen Blixen, foi publicado pela primeira vez em 1934, três anos antes de "A Fazenda Africana", livro que a tornaria uma das escritoras mais famosas da atualidade. 

Enquanto A Fazenda Africana é um livro de memórias, um relato autobiográfico dos anos que a escritora viveu na África, Sete Narrativas Góticas segue um caminho completamente diferente. O leitor encontrará aqui sete contos que contém elementos do gótico: castelos, fantasmas, duelos, demônios e feiticeiras. Blixen agrega ainda a esses elementos uma atmosfera de sonho e uma escrita labiríntica em que histórias são contadas dentro de histórias. O resultado final é um livro que transita entre o onírico e o real, deixando o leitor sempre incerto quanto ao seu desfecho.

Sete Narrativas Góticas não é um livro de leitura fácil. A escrita de Karen Blixen é bela e requintada como sempre, mas aqui ela vem carregada de descrições que por vezes parecem excessivas. A atmosfera é pesada e sombria. Os personagens contam histórias a outros personagens e dentro dessas histórias outras histórias são contadas. O leitor é jogado dentro de um labirinto narrativo e frequentemente esquece por onde entrou, muitas vezes chegando ao final de conto sem compreender o seu propósito. Em um dos trechos mais esclarecedores do livros, um dos personagens faz o seguinte comentário acerca da história que vai narrar:  
"Em uma história, não é ruim quando a entendemos apenas pela metade".
É justamente essa a sensação que Sete Narrativas Góticas deixa em seu leitor: a de tudo foi entendido apenas pela metade. Karen Blixen recria, com seus contos, alguns dos sentimentos que as narrativas orais provocam em seus ouvintes. Assim, o clima macabro e misterioso parece mais importante que a história em si mesma e frequentemente nos deparamos com situações inusitadas, implausíveis, surreais.

Apesar de seus méritos, Sete Narrativas Góticas é um livro irregular. Enquanto alguns contos são excelentes, outros parecem insossos, despropositados. "O Velho Cavalheiro", por exemplo, cria o palco perfeito para um clímax que nunca vem. "Os Caminhos em Torno de Pisa" dá voltas e voltas para contar um história insatisfatória. "A Ceia em Elsinore" tem uma ideia incrível e personagens curiosos e bem construídos, mas se perde em si mesma. "O Dilúvio em Norderdey" tem um final surpreendente, mas o excesso de descrições o torna massante. Já "O Macaco", "Os Sonhadores" e "O Poeta" parecem se destacar dentro do livro.

Ao contrário de "A Fazenda Africana", que recomendo para absolutamente todos, Sete Narrativas Góticas é um livro que recomendo apenas para aqueles que querem conhecer melhor a escrita da Karen Blixen ou para aqueles que gostam do clima sombrio e macabro do gótico.


Para ler a resenha sobre A Fazenda Africana, também de Karen Blixen, clique aqui.     

Para ler a resenha sobre A Festa de Babette, também de Karen Blixen, clique aqui. 




8 comentários:

  1. Concordo muito com suas opiniões sobre os contos, Eduarda! Mas apesar da primeira história ser problemática (as histórias internas são um tanto forçadas) eu gostei muito do que ela causou em mim. Realmente não é um livro para se recomendar a todo mundo, tem que tem gosto por esse tipo de narrativa. Beijinho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lua! ^_^
      Esse definitivamente não é o livro que eu recomendaria para um primeiro contato com a Blixen, mas ele tem seus méritos. Deixando de lado a racionalidade, é um leitura curiosa, até mesmo instigante.
      A Juliana Brina, a Claire Scorzi e você parecem ter apreciado a leitura bem mais do eu. Já a Gláucia parece ter tido as mesmas impressões de leitura que eu tive.
      Beijo!

      Excluir
  2. Já não gosto muito de contos, e essa temática não me convence. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então eu realmente não recomendaria o livro para você, Cláudia ; )

      Excluir
  3. Tivemos praticamente a mesma impressão sobre o livro mas vc foi bem mais boazinha com a pontuação em estrelinhas. Eu dei apenas 1 seguindo meu critério onde 1* significa: sofri pra terminar.
    Também marquei no livro essa frase de entender algo pela metade.
    Li Anedotas do Destino há muito tempo, na época em que foi lançado pela Cosac e apesar de não me recordar mais dos contos lembro de ter ficado com uma boa impressão da leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma estrelinha só, Gláucia? Risos. Reservo essa nota para livros que não me desceram de forma alguma, que desprezo. Sete Narrativas Góticas tem seus méritos: é extremamente bem escrito (uma estrela), tem algumas temáticas bem interessantes (outra estrela) e tem o conto "Os Sonhadores", que amei (outra estrela).
      Mas espero gostar bem mais de Anedotas do Destino. De lá já li A Festa de Babette e fiquei encantada.
      Beijo! ^_^

      Excluir
  4. Gláucia é má!...hahaha
    Mas, falando sério, pelo que ela me disse e pelo que li na sua resenha, Eduarda, já imagino que eu provavelmente teria me sentido da mesma forma. Da autora, só li o famoso 'A festa de Babette' e gostei muito. Estou lendo 'A cozinha das escritoras' e a parte que fala da Blixen é a minha preferida. Fiquei com mais vontade ainda de ler outros textos dela. Espero conseguir fazer isso em breve.

    Quanto aos seus comentários lá no blog (estou meio enrolada para responder por lá, então vou aproveitar que já estou aqui, tá?)
    - Adorei 'Reze pelas mulheres roubadas' e recomendo muito. Dei 3 (de 4 estrelas) porque, embora tenha me agradado, não entrou para os meus favoritos, nem é daqueles que me inspira releitura ;)
    - Sobre 'Pacto Sinistro': tanto faz ler ou ver o filme primeiro, neste caso, já que a história foi bem modificada na adaptação para a tela e o final é completamente diferente. Recomendo os dois!

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gláucia realmente é muito má, Michelle. Risos. Eu tive meus problemas com o livro, mas tenho que valorizar seus pontos positivos também. Uma estrela é uma nota que reservo para livros que desprezo profundamente.
      Esse "A Cozinha das Escritoras" parece ser interessantíssimo. A Karen Blixen é realmente uma figura curiosa e fascinante. Nesse Sete Narrativas Góticas a gente tem alguns vislumbres da genialidade dela, mas em geral fica a impressão de que ela estava se testando como escritora quando o escreveu. Ele é cheio de experimentações, sabe?
      Beijo! ^_^

      Excluir