segunda-feira, 20 de abril de 2015

Desafios literários: atualizações e por que decidi reduzi-los esse ano.


Em 2014 eu encarei quatro desafios literários: Desafio de Rory Gilmore, 1001 Livros para Ler Antes de Morrer, Desafio Livrada 2014 e Leia Mulheres 2014. Para acompanhar meu progresso nos desafios, clique aqui.

Os desafios literários têm um aspecto muito positivo. Eles nos fazem sair de nossa zona de conforto, seja através de gêneros literários com os quais não estamos acostumados, seja através de escritores que normalmente não lemos. Crescemos como leitores a cada novo desafio que nos propomos a enfrentar. Mas os desafios literários também têm um aspecto negativo. Eles muitas vezes nos fazem abandonar as leituras que realmente queremos fazer. Em 2014 deixei de lado muitos livros que não faziam parte de nenhum desafio e me arrastei em leituras que não queria fazer. Me vi no papel de uma malabarista de circo, tentando conciliar os livros que eu queria ler com os livros dos desafios. 


Esse ano de 2015 decidi ler mais por prazer do que por obrigação, mais para mim mesma do que para preencher categorias. Se ao longo do caminho eu acabar riscando um ou outro livro que faz parte dos desafios, ótimo, mas não será algo planejado. Tenho certeza de que após esse ano sabático eu enfrentarei os desafios literários de 2016 com um ânimo renovado. 

ATUALIZAÇÕES DOS DESAFIOS LITERÁRIOS

Desafio de Leitura de Rory Gilmore: em 2014 risquei 13 livros dessa lista de livros. Foram eles:
  1. Reparação
  2. A Letra Escarlate
  3. Ratos e Homens
  4. A Sombra do Vento
  5. Alta Fidelidade
  6. A Fazenda Africana
  7. Rapunzel
  8. Branca de Neve e Rosa Vermelha
  9. A Casa dos Espíritos
  10. As Virgens Suicidas 
  11. O Médico e o Monstro
  12. Histórias Extraordinárias
  13. A Vida Secreta das Abelhas
Desafio Livrada 2014: preenchi 11 das 15 categorias. Não consegui ler "O Cortiço" (categoria :clássico da literatura brasileira), "Olhos de Cão Azul" (categoria: um livro do seu autor favorito), "Invisível" (categoria: um livro que não foi indicado por ninguém) e "Chá do Amor" (categoria: um livro que algum amigo te enche o saco para ler).

Mas, palmas para mim, consegui ler "Os Melhores Poemas de Cecília Meireles" (categoria: um livro de poesia). Esse foi, sem dúvida, meu maior desafio de 2014. Poesia definitivamente não é meu forte. Passei seis meses para terminar as poesias de Cecília, lendo praticamente uma poema por dia.

Leia Mulheres 2014: li 26 livros em 2014 escritos por mulheres. Conheci escritoras incríveis, tais como Karen Blixen, Carson McCullers, Alice Munro e Donna Tartt.

1001 Livros para Ler Antes de Morrer: risquei 14 livros desse desafio em 2014.

11 comentários:

  1. Concordo plenamente com o que você escreveu. Os desafios sempre tem dois lados. Como esse ano não está sendo muito bom para mim em termos de leitura, resolvi ler apenas o que me dá prazer, por isso abandonei temporariamente Clarice Lispector. Talvez leia Machado. O desafio da Rory é muito extenso e muitos livros acho que nem foram publicados no Brasil. O desafio que mais estou empolgada para fazer é o do Livrada, é mais livre, ou seja, a gente escolhe os livros e isso é muito positivo.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flávia! ^_^
      O Livrada realmente é mais livre, mas ele coloca umas categorias que às vezes não são muito a nossa praia. Esse ano, por exemplo, há uma categoria de ensaios/crítica literária. Eu nunca li um livro desse tipo, então para mim seria uma categoria bem complicada.
      O Desafio de Rory Gilmore é para vida toda e ele bate muito com meu gosto pessoal, então atualmente ele é meu favorito.
      Você tem um projeto de leituras de Clarice Lispector?
      Beijo! ^_^

      Excluir
    2. Sim,leitura cronológica, mas descobri que não tenho maturidade suficiente, digo maturidade no sentido literário, porque sua obra é muito filosófica, tudo está nas entrelinhas e nem sempre o que nós lemos nos soa agradável. Mas, não vou desistir, gosto mais dos contos, talvez eu não leia de forma cronológica, pois assim evito livros complicados demais.

      Excluir
  2. Disse tudo, Duda. Esse ano estou no espírito dos desafios mas ano passado eu sofri um pouco com isso. Isso seria mais fácil pra mim se eu tivesse mais tempo pra ler, mas como não tenho às vezes é chato ter que ler apenas os livros do fórum e de outras listas. Mas uma coisa que sempre tenho em mente é que as listas são um desafio pra vida inteira, assim eu fico mais tranquila. Beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lua, é exatamente isso! Quando temos mais tempo livre para ler, os desafios são fantásticos, mas quando nossa agenda está apertada é chato ficar lendo livros predeterminados.
      O Desafio de Rory Gilmore e o 1001 Livros são para a vida toda, então nem me estresso com eles. Só não vou fazer esse ano os desafios anuais ou as maratonas literárias.
      Beijo! ^_^

      Excluir
  3. Acho que toda pessoa que curte desafios literários fica dividida em alguns momentos. Eu adoro e participo de vários, mas confesso que às vezes gostaria de apenas ignorar todos eles e pegar um livro aleatório na estante. Todo ano eu juro a mim mesma que farei isso... só que em dezembro eu já estou louca programando o que ler no ano seguinte...hahaha. Fala se não é caso para internação?
    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahaha. Acho que todas as pessoas apaixonadas por livros são meio doidinhas, né? Semana passada comprei um livro que já tenho só porque a edição era melhor. Acredita nisso?
      Eu gosto dos desafios literários, mas esse ano não estou no pique. Aprendi que quanto mais me respeito como leitora, mais eu faço leituras proveitosas.
      Beijo! ^_^

      Excluir
  4. Concordo em relação aos pontos positivos e negativos. É mesmo assim. :)

    ResponderExcluir
  5. Também participo de vários, mas desde que comecei nunca li só os livros pedidos. hehehehe não li quase nada até agora, mas participo, pois a maioria desdes desafios literários, possuem clássicos da literatura, serve mais como um incentivo do que obrigação, eu mesma não tenho nenhuma vontade de ler Harry Potter, então no momento estou ignorando esses livros da lista... kkkkkk

    Beijo Grande
    ELeD (www.estavalendoedai.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você participa sem levar muito a sério. É uma boa ideia, Jeniffer! Eu é que sou muito bitolada, muito certinha... Risos.
      Beijo! ^_^

      Excluir