quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O Médico e o Monstro, R.L. Stevenson


Título: O Médico e o Monstro
Título Original: The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde
Escritor: Robert Louis Stevenson (Escócia)
Ano de Publicação: 1886
Editora: Ática
Páginas: 96
Gênero: Terror/Suspense/Ficção Científica

Em O Médico e o Monstro, um advogado chamado Utterson começa a investigar a natureza do relacionamento entre seu antigo colega de faculdade e renomado médico Dr. Henry Jekyll e um estranho homem conhecido como Mr. Hyde. O Médico e o Monstro, por sua pequena extensão, é considerado uma novela e, por sua temática macabra, que explora as múltiplas personalidades e as nefastas consequências psicológicas da industrialização, está inserido no gênero gótico.

Se hoje O Médico e o Monstro é um livro clássico e de história bastante conhecida pela maioria das pessoas, o mesmo não pode ser dito com relação aos anos que sucederam seu lançamento, no Século XIX. Na época, Londres enfrentava o terror que emanava dos assassinatos cometidos por Jack, o Estripador, e era frequente que se questionasse como um médico seria capaz de tamanha crueldade e frieza (acredita-se que Jack, o Estripador, era um médico devido a sua precisão cirúrgica). O Dr. Jekyll de O Médico e o Monstro cai, portanto, como uma bomba na sociedade inglesa da época, juntamente com a afirmação feita por Stevenson de que todo ser humano tem dentro de si algo vil e asqueroso.

A ambientação de O Médico e o Monstro é certeira e as excelentes descrições de Stevenson permitem que o leitor mergulhe de cabeça em uma Londres fria, escura, suja e repleta de neblina e poluição. Não é difícil sentir junto com os personagens o terror de andar nas ruas desertas da cidade durante a madrugada. É justamente esse clima de suspense que fisga o leitor a cada página. Essa Londres hostil exerce ainda outro papel dentro da narrativa, que é o de demonstrar os desafios morais de viver em uma grande cidade. O embate, aqui, é entre a civilidade, representada por Jekyll, e a selvageria, representada por Hyde, entre o autocontrole e o instinto animal. As tentações existentes nos grandes polos industriais em ascensão (e Londres aqui aparece como o mais típico deles) paradoxalmente dificultam a vida em sociedade, fazendo com que brotem os impulsos mais animalescos em seus habitantes.

A narrativa de Stevenson é enxuta e precisa, assim como sua linguagem. O Médico e o Monstro é um livro para ser lido de um fôlego só e nunca se torna cansativo. As discussões levantadas pela história, contudo, perduram no tempo, já que envolvem a própria natureza humana e seus limites. Mais importantes que seus personagens são as consequências de seus atos e escolhas, o que explica o porquê de suas personalidades não terem sido aprofundadas no livro.

Para o leitor moderno, O Médico e o Monstro é assustador não pelas situações que cria, mas sim pela afirmação que faz: existe algo ruim dentro de cada um de nós. Se temos um lobo bom e um lobo mau dentro de nós, é aquele que decidimos alimentar que determina que tipo de indivíduos nos tornaremos. É justamente essa reflexão que torna O Médico e o Monstro um livro único, universal e imperdível.

10 comentários:

  1. Oi Eduarda, gostei muito da resenha que você fez do livro e devo adiantar que fiquei muitíssimo interessada nele. Eu amo livro góticos, e os clássicos não deixam nada a desejar. Obrigada pela dica.
    Abraços

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eva, se você gosta de clássicos e de góticos, então com certeza você vai gostar de O Médico e o Monstro!
      Beijo! ^_^

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Li este livro no mês passado também e concordo com tudo o que você disse, pretendo ler outras obras do autor. Parabéns pelo blog e pela resenha :)
    Se quiser conhecer o meu trabalho acesse:
    http://www.magisbook.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/channel/UCEc_CLTWldvUPEs8iPZRMwQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo, né? Já até comprei outro do Stevenson para ler.
      Definitivamente vou dar uma passadinha tanto no blog quanto no canal.
      Beijo! ^_^

      Excluir
  3. Eduarda indiquei seu blog a uma Tag, confere lá: http://blogfalandodelivros.blogspot.com.br/2014/11/tag-livros-superestimados.html

    ResponderExcluir
  4. um classico, otima resenha e recomendação!!

    http://jackelinenuit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ficou muito boa sua resenha! Eu pretendo ler este livro, parece muito com a série Penny Dreadful mesmo.
    Desejo a você boas leituras!
    Beijos,
    Jéssica d´O Feminino dos Livros (www.ofemininodoslivros.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece mesmo, né? E agora que vai estrear a 2ª temporada de Penny Dreadful estou ainda mais empolgada para ler outros livros de terror.
      Beijo! ^_^

      Excluir