quarta-feira, 1 de outubro de 2014

O Chamado do Cuco, Robert Galbraith (J.K. Rowling)



Título: O Chamado do Cuco
Título Original: Cuckoo's Calling
Escritor: Robert Galbraith (J.K. Rowling) (Inglaterra)
Ano de Publicação: 2013
Editora: Rocco
Páginas: 447
Gênero: Policial/Investigação

Quando a super modelo Lula Landry cai da varanda do seu apartamento, a polícia, após conduzir uma investigação, conclui que se tratou de um suicídio. O irmão de Lula, John, convencido de que houve um assassinato, contrata os serviços de Cormoran Strike, um detetive particular veterano de guerra, que, com a ajuda de sua secretária Robin, perceberá que há muito mais por trás dessa misteriosa morte.

Apesar de sua narrativa eminentemente policial e investigativa, o que destaca O Chamado do Cuco dentro do seu gênero literário é riqueza de seus personagens principais. Cormoran Strike é um detetive bastante peculiar, tanto por conta de seu passado complicado quanto por conta de sua deficiência física, já que, devido a um ferimento de guerra, teve uma perna amputada. Já Robin mostra-se forte e decidida, mas ainda assim delicada e sensível, atributos raros em personagens femininas.

O Chamado do Cuco é ambientado na cidade de Londres e J.K. Rowling faz um excelente trabalho quando contrasta a vida de luxo das modelos, dos ricos e dos famosos com a vida que Strike leva, repleta de pubs sujos, refeições prontas e chuveiros comunitários. O resultado final é uma Londres cosmopolita, diversificada e muitas vezes injusta, mas sempre misteriosa e curiosa.

A excelente técnica narrativa de J.K. Rowling, associada com toques de um humor inteligente, é perfeita no início do livro e nas 100 páginas finais. O Chamado do Cuco apresenta, contudo, alguns problemas de ritmo em seu miolo. O excesso de entrevistas conduzidas por Strike, sem que haja uma ação capaz de contrabalancear os detalhados diálogos, torna a leitura cansativa e arrastada em diversos momentos. Mas não há dúvida de que o leitor é recompensado por seus esforços nas últimas páginas, quando todas as peças do quebra-cabeças se encaixam. Como acontece em todos os livros policiais, o leitor familiarizado com o gênero saberá algumas respostas antes mesmo de elas serem dadas, o que não retira o mérito da narrativa, já que dificilmente alguém será capaz de desvendar todos os mistérios.

O Chamado do Cuco é um livro com bons personagens, uma boa ambientação e uma boa história. Seu único pecado é seu excesso narrativo, que teria sido facilmente sanado por um editor mais exigente. De maneira geral, a experiência é prazerosa e instigante, sendo este um livro competente ao apresentar a trilogia/série a seus leitores. Há quem acuse Rowling de ter escrito um livro frio e excessivamente técnico, mas a acusação soa injusta quando nos pegamos pensando nesses personagens e em seus problemas muito depois do término da leitura.

Nota no Skoob: 3 de 5.

8 comentários:

  1. Olá! Achei seu blog uma gracinha. Eu li esse livro há algum tempo e gostei muito. A continuação foi publicada em inglês e já estou curiosa pela publicação em português. Também achei que a autora enrolou um pouco a narrativa, mas ainda sim acho que ela se saiu muito bem. Robin é uma personagem muito interessante e peculiar. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maria! Eu também gostei de O Chamado do Cuco, apesar de algumas enrolações da J.K. Rowling. Eu soube que saiu o segundo, mas vou esperar pela tradução. E a Robin realmente é ótima (minha personagem favorita do livro). Espero que ela tenha mais destaque nos próximos livros.
      Beijo!

      Excluir
  2. Tive as mesmas impressões que você. A história é boa, os personagens cativantes, mas o excesso de descrição matou um pouco o ritmo da narrativa. Estou torcendo para que The Silkworm seja mais objetivo, mas acho estranho que os fãs da Rowling não parecem muito empolgados, ou será apenas impressão?
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flávia!
      Ainda não li nenhuma resenha sobre The Silkworm, mas no YouTube americano algumas pessoas já estão elogiando. Eu espero gostar dele ainda mais do que gostei de O Chamado do Cuco.
      Beijo!

      Excluir
  3. Ótima resenha! Tenho muita vontade de ler os livros que Rowling escreveu depois de HP. Sinto saudades da escrita da autora. Você leu Morte Súbita?

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não, Aline, mas muita gente fala mal de Morte Súbita. Eu tenho ele. Vou ler e tirar minhas próprias conclusões.
      Beijo! ^_^

      Excluir
  4. Olá Eduarda, quanto tempo hein? Então, eu li esse livro, até fiz resenha lá no blog, e o achei fraquinho, não que fosse ruim, mas acho que espera mais de Rowling. HP sempre teve finais super surpreendentes e com grandes reviravoltas, e nesse o final ficou meio morno, sei lá, eu não fiquei muito surpresa!
    Percebi que tem um tempo que vc não posta aqui, então espero que volte logo. Abraços

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eva! Obrigada pela força! Ando meio ocupada mesmo... =/
      Eu também esperava mais de O Chamado do Cuco, mas é um bom livro, apesar dos seus defeitinhos.
      Beijo! ^_^

      Excluir