sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Eleanor & Park, Rainbow Rowell


Título: Eleanor & Park
Título Original: Eleanor & Park
Escritora: Rainbow Rowell (Estados Unidos)
Ano de Publicação: 2013
Editora: Novo Século
Páginas: 328
Gênero: Jovem Adulto/Romance

O ano é 1986, então o leitor vai se deparar com uma vasta utilização de tecnologias hoje pré-históricas: walkmans, fitas cassete e pilhas são alguns exemplos. Eleanor é uma adolescente ruiva, gordinha e um pouco estranha que acabou de entrar em uma escola nova. Já no primeiro dia de aula ela enfrenta o dilema de não ser aceita em qualquer dos assentos do ônibus escolar. Park, o único menino oriental da turma, apesar de insatisfeito com a perspectiva de perder seu assento duplo, cede lugar a Eleanor sem nem imaginar que entre os dois acabará se estabelecendo uma conexão única.

Considerado pela crítica especializada um dos melhores livros da categoria Jovem Adulto de 2013, Eleanor & Park é uma leitura extremamente agradável. Rainbow Rowell tem uma escrita fluida, despretensiosa e relaxada. Esse é o livro ideal para quem está cansado de leituras mais “pesadas” ou para quem ainda é um leitor iniciante. Doce e ingênuo, Eleanor & Park é uma boa pedida para os românticos incorrigíveis ou para quem ainda lembra com nostalgia do seu primeiro amor.

Eleanor & Park é repleto de momentos agridoces. Se nos encantamos com o jeito excêntrico de Eleanor, logo em seguida sofremos junto com ela os abusos de um padrasto alcoólatra; se admiramos o amor ainda existente entre os pais de Park, somos tomados de revolta quando ele é chamado pelo pai de mulherzinha. Um dos motivos para o sucesso de Rainbow Rowell sem dúvida é a seriedade com a qual ela encara os problema enfrentados pelos adolescentes. Muitos livros voltados para um público mais jovem cometem o erro de evitar certos temas por não considerá-los apropriados para pessoas ainda “imaturas”. Rowell compreende que alguns temas, por mais espinhosos que sejam, precisam ser enfrentados desde cedo, até porque para a maioria jovens eles são uma realidade, a exemplo do bullying.

Apesar de todos os seus méritos, Eleanor & Park perde um pouco de sua força do meio para o final da narrativa, quando passa a focar no romance entre os protagonistas, criando um obstáculo que soa inverosímel e previsível. Se Rainbow Rowell consegue se afastar dos clichês do gênero Jovem Adulto no início de sua obra, no final ela parece considerá-los essenciais para agradar seu público. Consigo imaginar inúmeros finais diferentes para Eleanor & Park que seriam muito mais interessantes que o criado pela escritora e mais fieis às personalidades de Eleanor e Park até então desenvolvidas.

Eleanor & Park é um sopro de vida dentro de um gênero que vem se afundando na mesmice dos triângulos amorosos e das criaturas sobrenaturais. Este é um livro revigorante, agradável e leve, cujo grande mérito é tratar com respeito e inteligência seu público. Para quem encara o gênero Jovem Adulto com certo preconceito, Eleanor & Park talvez seja o livro ideal para começar a mudar de opinião.

Nota no Skoob: 3 de 5.

Vídeo no YouTube: 

8 comentários:

  1. Li sua resenha e fiquei muito feliz de saber que esse livro é bom, porque eu tenho na minha estante. Não dou muita sorte com literatura para jovens adultos, acabo não gostando na maioria das vezes, mas dessa vez, acho que vou fazer uma boa leitura.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, eu acho que você vai gostar de Eleanor & Park. Ele é tão inocente e singelo que é praticamente impossível a gente não viajar para nossa adolescência. De certa forma, ele me lembrou aquela frase de O Pequeno Príncipe que diz que todos os adultos já foram um dia crianças (no caso de Eleanor & Park, adolescentes).
      Beijo! ; )

      Excluir
  2. Oi, Eduarda! Tudo bem?
    Eu concordo com você sobre o final deste livro! Infelizmente não achei o fim tão bem feito para o livro, mas acredito que não foi dos piores. Porém com este fim parecia que haveria um outro livro de continuação. Mesmo que não continue aquele fim pode dizer que mesmo que esperamos muito algo do futuro só o presente pode decidir através das nossas ações o que aconteceu, sabe?!
    Não cheguei a ler outros livros dela, mas a Juliana Brina falou de outros livros dela que achei bem legais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei com essa sensação de que o livro parecia ter uma continuação, Jéssica. Fui até pesquisar na internet.
      Eu vi a Ju Brina indicando outros livros dela. Anotei na minha listinha e pretendo ler em breve.
      Beijo!

      Excluir
  3. Li recentemente e achei que pode ser comparado a uma leve brisa se lido após leituras mais pesadas. Esse livro me trouxe uma nostalgia, várias lembranças boas. Concordo com você que o final não foi surpreendente, mas ainda sim o livro me agradou e muito. A única coisa que desagradou foi o excesso de erros de edição, no livro físico que comprei eram muitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Erros de edição? Eu li a versão digital e não encontrei erros. É uma pena. Essas coisas chateiam muito durante a leitura, principalmente quando pagamos caro por um livro.
      Eleanor & Park realmente é uma brisa leve (e extremamente revigorante). Há quem use a Rainbow Rowell como cura para ressacas literárias, inclusive.
      E, sim! Você tem toda a razão! É uma livro nostálgico para quem viveu na época das fitas cassete. Rsrsrsrs.
      Beijo!

      Excluir
  4. Concordo com vc, muitas pessoas tem falado que o livro é incrível, mas pra mim ele é tipo "ok". Tem muito hype em torno do livro. Mas é bem isso, eu li o primeiro 1/3 do livro em 2 semanas e me enrolei 2 meses pra ler todo o resto. Tudo que era legal e único no relacionamento deles foi deixado de lado pra todas as inseguranças de Eleanor tomar conta da história – sem falar nos problemas com a família. Detestei o final! Também fiz a resenha do livro no meu blog. Adorei seu blog e o canal. ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pessoa que concorda comigo! Finalmente! Risos. Foi exatamente isso que senti, Márcia. Do meio para o final o livro perde sua essência e parece deixar de lado as personalidades que vinha criando até então. E o final... Desastroso na minha opinião.
      Vou dar uma passadinha no seu blog.
      Beijo! ^_^

      Excluir