quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A Ilha do Dr. Moreau, H.G. Wells


[Livro lido com a Lulu, do blog Lulunettes]

Título: A Ilha do Dr. Moreau
Título Original: The Island of Dr. Moreau
Escritor: H.G. Wells (Inglaterra)
Ano de Publicação: 1896
Editora: Alfaguara
Páginas: 172
Gênero: Ficção Científica

Vítima de um naufrágio, o britânico Edward Prendick é resgatado em alto-mar por um navio cujo destino é uma ilha praticamente desconhecida pelo resto do mundo. Lá ele conhece o Dr. Moreau, que conduz experimentos científicos de ética extremamente duvidosa, ajudado pelo médico Montgomery. Não demora até que Prendick compreenda que essa ilha é habitada também por outros seres não tão amistosos e que não será tão fácil sair de lá.

A Ilha do Dr. Moreau é um livro sombrio. Com toques de suspense e ficção científica, H.G. Wells desenvolve uma narrativa que nos assusta em diversos momentos pelas imagens grotescas que cria em nossas mentes. O que mais impressiona em A Ilha do Dr. Moreau não é, contudo, o seu clima macabro, mas sim os questionamentos que levanta acerca dos limites da ciência, da ética e da natureza humana. Nesse sentido, a obra de H.G Wells é quase alegórica, já que as perguntas que assustavam a humanidade no Século XIX continuam assombrando nossa civilização em pleno Século XXI.

Prendick, apesar de ser o narrador e o personagem principal dessa história, exerce apenas o papel de um observador. A grande estrela de A Ilha do Dr. Moreau é sem dúvida o próprio Dr. Moreau, um cientista e pesquisador que levou ao extremo a neutralidade científica, tendo inclusive sido expulso da Inglaterra, seu país natal, por sua ética excessivamente flexível. O Dr. Moreau tem todas as características do cientista louco que tanto tememos, e suas semelhanças com o ilustre Dr. Frankenstein são inúmeras. Todos os horrores vivenciados por Prendick na ilha não seriam tão assustadores se não houvesse essa mão humana poderosa e científica por trás.

A Ilha do Dr. Moreau também pode ser encarado como um livro de forte crítica social. H. G. Wells nos apresenta aqui sua visão de mundo pessimista e a ilha por ele criada parece ser apenas um reflexo da civilização moderna. Quando chegamos ao final da narrativa de Wells percebemos que para ele o mundo não é tão diferente daquele vivenciado por Prendick na ilha, o que torna a alegoria ainda mais assustadora e sombria.
Devo confessar que perdi minha fé na sanidade do mundo, quando vi o sofrimento desordenado que reinava naquela ilha. Um destino cego, um vasto mecanismo impiedoso, parecia talhar e coser o tecido da existência (…) todos estávamos sendo dilacerados, esmagados implacavelmente, inevitavelmente, por entre a complexidade infinita de engrenagens impiedosas.
A Ilha do Dr. Moreau é hoje um clássico justamente porque sobreviveu à prova do tempo, o que demonstra que os leitores contemporâneos continuam se identificando com a visão de mundo alarmante e sombria exposta por H.G. Wells no Século XIX. A pergunta assustadora que fica após essa leitura é se a natureza humana é realmente tão macabra e assustadora quando esse livro nos faz crer. Quem busca esperança para a humanidade deve procurar em outro lugar.

Nota no Skoob: 4 de 5.

Para ler a resenha de A Máquina do Tempo, também de H.G. Wells, clique aqui.

Vídeo no YouTube:

7 comentários:

  1. Eduarda, ótima resenha! No geral eu gostei de A Ilha do Dr. Moreau e os principais pontos, que deixaram a narrativa mais interessante, foram às críticas feitas por Well, o suspense (ele desenvolve de uma forma que prende a atenção) e a escrita fluida. E o final do livro é fantástico! Totalmente inesperado... Bem, para mim foi ^_^

    OWN! Valeu pela homenagem no finalzinho do vídeo *_* Divertida e tem o Totoro!!!

    Ah, você recebeu o meu e-mail, aquele que comentei sobre minhas impressões gerais de A Ilha do Dr. Moreau? Enviei dia 16/08!

    Bom final de semana! Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lulu! ^_^
      Desculpa a demora para responder. Recebi seu e-mail sim, mas fiquei esperando sua resenha para comentar lá no blog mesmo. No fim das contas, eu dei 4 estrelas. Eu gostei muito, mas amar é uma palavra forte. Rsrsrs. Eu adorei a camisa do Totoro! É linda, linda, linda! Ganhei de presente do meu namorado porque sou muito mão de vaca para comprar. Nossa, concordo muito com você que o final é a melhor parte. E as críticas sociais e éticas deram outra dimensão ao livro. Eu gosto do estilo de escrita do Wells, mas sinto falta de diálogos, você não? Eu acho que tem muita descrição às vezes. A rixa entre Wells e Verne é verdadeira, viu? Um monte de gente confirma... Acho essas curiosidades muito legais! Beijo!
      P.S. Respondi lá no canal também ; )

      Excluir
    2. Eduarda!!! \o/ Quando você perguntou no vídeo o que eu tinha achado do livro, a primeira coisa que pensei foi se você tinha recebido meu e-mail, rs. 4 estrelas é uma excelente nota! Sério?! Pois no vídeo você fala com tanta empolgação >_< Mão de vaca foi ótimo! HAUHAUHAUHAUHAUHAU! Lindo presente do namorado! Acho essa camisa muito fofa!
      A escrita do Wells é tão fluida e interessante que não senti falta dos diálogos. Espero que nos próximos livros seja tão bom quanto A Ilha do Dr. Moreau, ou melhor. Uma pena essa rixa entre os dois U_U Vou exigir que eles se desculpem e depois que se abracem. Pronto, agora são amigos, rsrsrs.
      Beijão!

      Excluir
  2. Vi esse filme na adolescência e achei bem macabro, mas não lembro da parte das críticas sociais (se é que havia no filme). Em todo caso, já separei o livro para ler ainda este ano. Já passou da hora de ler algo do H. G. Wells.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michele, eu ainda não assisti o filme, então não sei se as críticas sociais estão lá. Mas vou assistir e aí te digo.
      Mas leia sim! Vale a pena!
      Beijo!

      Excluir
  3. Oi Eduarda, tudo bem? Adorei seu blog e a maneira que você escreve. Parabéns!
    Alguns minutinhos no seu blog e minha de livros para ler só aumentando...rs!

    ResponderExcluir