terça-feira, 1 de abril de 2014

Fábulas (Fables) - Lendas no Exílio e Revolução dos Bichos


Título original: Fables: the Deluxe Edition, Book One (contém o volume 1 - Legends in Exile - e o volume 2 - Animal Farm)
Títulos em português: a Editora Panini Comics ainda não publicou no Brasil uma edição de luxo, mas os dois primeiros volumes da série Fábulas receberam os títulos "Lendas no Exílio" e "Revolução dos Bichos"
Criador: Bill Willingham
Editora: DC Comics (selo Vertigo)
Gênero: Fantasia

No universo criado por Bill Willingham em Fables (Fábulas, na tradução para o português), todos os personagens dos contos de fada foram expulsos de suas terras natais por um poderoso inimigo: o Adversário. Atualmente, os personagens que têm aparência humana vivem na cidade de Nova York e os que não têm vivem em uma fazenda ao norte da metrópole. A sede operacional de Fabletown (Cidade das Fábulas) é subterrânea e comandada oficialmente pelo Prefeito e na prática pela Branca de Neve.

A história do primeiro volume da série - Legends in Exile (Lendas no exílio, na tradução para o português) - tem início quando o apartamento de Rose Red (Rosa Vermelha), irmã de Branca de Neve, é encontrado completamente destruído e repleto de sangue, estando a própria Rose Red desaparecida. A investigação fica a cargo do xerife local: Bigby Wolf, o Lobo Mau. Esse primeiro volume da história serve para introduzir alguns dos personagens de Fables: Jack of Fables (João e o Pé de Feijão), que é namorado de Rose Red, Bluebeard (Barba Azul), o Princípe Encantado, a Bela e a Fera, um dos três porquinhos e outros. Também somos apresentados aos principais elementos do universo de Fables. Descobrimos que apenas alguns personagens conseguiram fugir das Homelands (Terras Natais) com sua riqueza, o que significa que a grande maioria é obrigada a trabalhar e a contribuir financeiramente para a manutenção do governo da Cidade das Fábulas. Também descobrimos que esses personagens já vivem em nosso mundo há muitos séculos, apesar de sua aparência não sofrer qualquer alteração ao longo dos anos. 

O segundo volume da série - Animal Farm (Revolução dos Bichos) - tem por foco a fazenda ao norte de Nova York onde residem todos os personagens dos contos de fada que não tem aparência humana e que, portanto, não podem morar na cidade. Por terem sua liberdade tolhida, os habitantes da fazenda, liderados por Goldilocks (Cachichos Dourados) e um dos três porquinhos, resolvem iniciar uma revolução. Daí o nome desse volume da série Fables ser idêntico ao da obra de George Orwell.

Fables é uma obra interessantíssima, já que apesar de os personagens dos contos de fada serem conhecidos em todo o mundo, aqui eles recebem diferentes roupagens, o que torna a história curiosa e divertida. O Príncipe Encantado, por exemplo, revela-se um mulherengo golpista e Branca de Neve é obrigada a pedir o divórcio. O Lobo Mau é banido da Fazenda, já que todos os animais, em especial os três porquinhos, o temem. A Fera volta a ter uma aparência bestial quando ele e a Bela brigam. Cachinhos Dourados torna-se um Che Guevara sanguinário. Os criadores de Fable não suavizam a personalidade e as ações dos personagens, justamente para torná-los reais aos nossos olhos. Essa desmistificação dos contos de fadas é o que tornou Fable um sucesso em diversos países.

É uma série que com certeza pretendo acompanhar! 

OBS. A série norteamericana Once Upon a Time, exibida pelo canal ABC, inspirou-se em Fables e criou uma história em que os contos de fadas, por conta de uma maldição, passam a residir em uma pequena cidade chamada Storybrook. Vale a pena assistir!

OBS 2. É uma pena que a Editora Panini Comics tenha produzido tão poucas tiragens de Fábulas, o que me obrigou a comprar a edição definitiva em inglês pela Estante Virtual.

Vídeo no YouTube:
   

10 comentários:

  1. Eu também fiquei bastante interessada nessa série, mas tenho tido dificuldades em achar os primeiros acabei deixando passar... :o(

    Xerinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, a Panini reimprimou os primeiros volumes, então essa é a sua chance! E se seu inglês é razoável, dá para ler tranquilamente em inglês (a linguagem é simples).
      Beijo!

      Excluir
  2. Segunda resenha seguida que leio no blog e fico louco pra ler. O chato é o fato de não ter sido publicada por completo (ainda?) aqui no BR :/

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, eu acredito que seja questão de tempo, viu? A série está conseguindo uma legião de fãs. Sandman também demorou um pouquinho. Aguardemos.
      Beijo!

      Excluir
  3. Como faço pra comprar Fables volume 1 ? Só está disponível em inglês ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Panini Comics imprimiu novas tiragens dos primeiros volumes há uns 2 meses. Já vi vendendo na Comix, que é uma loja especializada em quadrinhos e que inclusive vende pela internet.
      Outra opção é comprar pela Estante Virtual, que é um site de sebos que entrega em todo o Brasil e que vende muitos livros que já estão esgotados.
      Por fim, se seu inglês for razoável, você pode comprar a edição em inglês na Amazon.com, na Livraria Cultura, no E-Bay e por aí vai.
      Espero ter ajudado! ; )

      Excluir
  4. Ajudou sim, muito obrigado. ; )

    ResponderExcluir
  5. Nossa, muito bom saber que os fãs de Fables só tem aumentado! A série é excelente, mas vcs estão bastante atrasados com relação à leitura dela. A série já está em seus últimos meses e os lançamentos da editora ainda estão nos primeiros capítulos :/
    Fica aqui uma dica não muito honesta, mas se vcs quiserem acompanhar a série em português e ler todas as edições já lançadas, vcs podem baixar a série em arquivo .cbr e lê-la pelo computador. É só ir no site http://ds-club.net/
    Também tem a página de Fables no facebook, foi lá que eu decobri essas dicas e outras curiosidades sobre a série https://www.facebook.com/pages/Fábulas-Fables/156629964527204
    Aproveitem, abraços.

    ResponderExcluir
  6. Acho que o fã-clube está aumentando sim - e muito! Estou fazendo a coleção das edições deluxe e já estou no vol 8. O vol. 9 deve sair logo, ainda este ano. Aí uns amigos se interessaram mas não sabem ler inglês. Foi aí que descobri a série na Panini. Infelizmente metade da coleção da Panini está esgotada lá, mas pesquisando na internet, descobri a Comix. Pronto, para completar a coleção em português (dos já editados) só falta o Nº 1, "Lendas no Exílio".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Comix é fantástica, né? A Panini lançou novas tiragens de Fábulas esse ano, então não descarto a possibilidade de eles lançarem outra ano que vem. Fábulas está vendendo bem, né? Eu comprei as duas primeiras edições de luxo, em inglês, mas o resto estou comprando em português mesmo, pela Panini.
      É sempre emocionante encontrar novos fãs de Fábulas! ^_^

      Excluir