terça-feira, 25 de março de 2014

O Castelo Animado, Diana Wynne Jones


Título: O Castelo Animado
Título Original: Howl's Moving Castle
Escritora: Diana Wynne Jones (Inglaterra)
Ano de publicação: 1986
Editora: Record
Páginas: 318
Gênero: Fantasia

Sophie vive com seu pai, sua madastra e suas duas irmãs mais novas na vila de Market Chipping. Quando o pai de Sophie falece, ela passa a trabalhar com sua madastra na loja de chapéus da família enquanto suas duas irmãs seguem destinos mais interessantes: Martha torna-se aprendiz de uma feiticeira e Lettie torna-se aprendiz da movimentada confeitaria local. Um dia, Sophie é surpreendida pela visita da Bruxa das Terras Desoladas, que a transforma, através de uma maldição, em uma senhora bastante idosa. Sophie parte, então, em busca de seu destino, até que encontra o castelo animado e seus curiosos habitantes: o mago Howl, o demônio do fogo Calcifer e Michael, o aprendiz de Rawl.

O Castelo Animado é um livro que pode ser apreciado tanto por adultos quanto por crianças. A leitura é deliciosa, já que O Castelo Animado contém todos os elementos dos contos de fadas - aventura, magia, bruxas, magos, maldições, animais, reis e princípes -, mas com o diferencial de ser escrito em uma linguagem moderna, ter um humor sutil e um ritmo agradável.  

O Castelo Animado, de forma sempre inteligente e divertida, reinventa alguns clichês dos contos de fadas. O princípe encantado é extremamente vaidoso e propenso a um comportamento mimado e melodramático, apesar de no fundo possuir um coração bondoso e justo. A princesa não é convencionalmente bonita, mas é decidida, inteligente, criativa e espirituosa. A madrasta revela-se amorosa e simpática, uma vez superados os preconceitos. O leitor nunca sabe ao certo o que esperar da página seguinte, o que torna a leitura surpreendente e dinâmica.

Diana Wynne Jones conseguiu transformar os tradicionais personagens planos e estereotipados dos contos de fadas em pessoas interessantes e complexas. Compreender esses personagens e identificar-se com eles é o que torna a leitura desse livro única. Sophie, por exemplo, ao ser transformada em uma idosa, não fica triste por perder sua junventude e sua beleza; surpreendentemente, ela fica feliz ao perceber que ao menos ela é uma senhora saudável. O Mago Howl tem uma relação conturbada com sua família e sua cidade natal, mas o que provoca nele uma depressão profunda é uma coloração de cabelo que dá errado. Desafio alguém a terminar a leitura desse livro sem se apaixonar por pelo um desses peculiares personagens.

Recomendo de olhos fechados para todos aqueles que ainda não perderam a capacidade de sonhar!  

OBS: O diretor japonês Hayao Miyazaki (conhecido no Ocidente por "A Viagem de Chihiro") adaptou essa obra para as telas em 2004. A animação recebeu o mesmo nome do livro, mas as histórias seguiram rumos bastante diferentes. Enquanto o foco do filme é o romance, o livro preocupa-se mais com o amadurecimento e o desenvolvimento dos personagens.    


Vídeo no YouTube sobre o livro:

7 comentários:

  1. Sério que é um livro? PRECISO LER!
    Lembro de ficar morrendo de vontade de ver o filme assim que saiu nos cinemas na época, fizeram uma matéria na revista Recreio e tudo mais. Gostei de saber do livro e de sua resenha :)

    http://cantinadolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amo esse livro! <3 E nem preciso comentar que amo a animação do Studio Ghibli! As personagens e o universo de “O Castelo Animado” são incríveis ^_^
    Eduarda, “O Castelo Animado” é uma trilogia que tem como sequência “O Castelo no Ar” e “A Casa dos Muitos Caminhos”. Todos excelentes ;)
    Infelizmente temos pouquíssimos títulos da Diana Wynne traduzidos no Brasil =/ É uma autora única!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei "O Castelo no Ar" logo depois que terminei de ler O Castelo Animado, Lulu! Com certeza ele será uma das minhas próximas leituras.
      Eu gostei muito da escrita dela. É difícil encontrar livros desse tipo no mercado.
      Beijo!

      Excluir
  3. Ei Eduarda! Poxa, se o filme já é magnífico imagine só o livro onde você pode ter contato com todas as singularidades da história. Estou tentando comprar este livro mas não encontro em nenhuma livraria, poderia me indicar uma ou dar uma dica de onde você comprou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inaye! O livro é realmente fantástico! Se tornou um dos meus favoritos. Infelizmente, esse livro é emprestado, mas eu comprei uma edição para o Kindle em inglês (Howl's Moving Castle) e achei o inglês bem tranquilo de ler. Se você não souber inglês, o jeito é procurar em sebo... Beijo! 

      Excluir
  4. Olá Eduarda,

    Assisti a sua resenha e procurei o livro logo depois para ler. Obrigada por compartilhar a sua leitura, se não tivesse feito, provavelmente eu não descobriria esse livro (e essa autora) tão fofo.

    Gostei muito. Já leu "O Castelo no ar"? Se sim, o que achou?

    Abs.

    ResponderExcluir