domingo, 12 de janeiro de 2014

Perigosas e a série Pretty Little Liars


Pretty Little Liars #8
Título: Perigosas
Título Original: Wanted
Escritora: Sara Shepard (Estados Unidos)
Editora: Rocco
Páginas: 268
Gênero: Jovem Adulto/Chick-lit

Perigosas é o oitavo livro da série Pretty Little Liars, da escritora norteamericana Sara Shepard. No Brasil, os livros são editados pela editora Rocco. O último livro da série publicado por aqui foi o nono, com o título "Traiçoeiras".

Perigosas é um livro regular, alcançando o objetivo a que se propõe, que é o de entreter sem cansar, lançando mão de reviravoltas para manter o leitor sempre interessado.

São 268 páginas que podem facilmente ser lidas em uma viagem de avião um pouco mais longa ou até mesmo na sala de espera de um consultório médico. Voltado para um público adolescente ou jovem adulto, Perigosas faz constantes referências a nomes de estilistas famosos, a séries de televisão populares (Glee é uma delas) e a marcas de aparelhos celulares (a exemplo do tão desejado Iphone e do Blackberry), o que demonstra que a escritora nunca teve a intenção de criar uma obra clássica ou atemporal. Para aqueles que desejam adentrar pela primeira vez no mundo das Pretty Little Liars, fica o alerta: essa série é entretenimento, e só.

Nesse oitavo livro da série, descobrimos um dos grandes mistérios que envolvem o mundo dessas quatro garotas, o que já é por si só um bom motivo para que os fãs da série leiam o livro. A revelação desse mistério é tão significativa para os rumos da história que nesse livro vemos uma clara mudança no ritmo e no tom da série. O foco passa a ser a enigmática personagem de Ali, e não as mensagens ameaçadores de “A”. Esse foco mais psicológico é, para o meu gosto pessoal, muito mais interessante que o suspense puro e simples, e sem dúvida é o ponto forte do livro. Com esse livro, a série poderia ter sido encerrada, mas Sara Shepard decidiu continuar explorando o universo, especialmente depois que a série de televisão baseada no livro revelou-se um grande sucesso.

Sobre a série Pretty Little Liars. O grande problema da série Pretty Little Liars para mim é grande quantidade de livros. Já são quatorze livros publicados nos Estados Unidos e nove traduzidos para o português, além de três livros extras, dos quais apenas um foi publicado pela editora Rocco com o título “Os Segredos mais Secretos das Pretty Little Liars”. Toda vez que começo a ler um dos novos livros da série, tenho dificuldade para lembrar o que aconteceu no último, apesar de a escritora dar dicas para o leitor. Considerando que cada livro custa em média R$ 32,00, a perspectiva de completar a coleção me parece desanimadora. Para os novos leitores da série, uma opção mais econômica é comprar os boxes já lançados.

Resumindo, vale a pena ler? Sim, se o seu objetivo é se distrair com uma leitura leve, despretensiosa e jovem ou se você já é fã da série. Não, se o que você procura é um livro com mais conteúdo. Juliana Gervason, autora do blog “O Batom de Clarice”, fez uma excelente metáfora em um de seus vídeos: há livros do tipo miojo (rápidos, práticos e que matam a fome) e livros tipo pratos elaborados por um chef talentoso (demorados, complexos, desafiadores). “Perigosas” é sem dúvida um miojo, o que não significa que não possa ser apreciado pelo que é.

0 comentários:

Postar um comentário