segunda-feira, 14 de julho de 2014

A Máquina do Tempo, H.G. Wells


Título: A Máquina do Tempo
Título Original: The Time Machine
Escritor: H.G. Wells (Reino Unido)
Ano de Publicação: 1895
Editora: Objetiva (Alfaguara)
Páginas: 145
Gênero: Ficção Científica

Ler A Máquina do Tempo é ter acesso à mentalidade científica do século XIX e às primeiras ideias concebidas sobre a viagem no tempo. Esse foi o livro que inaugurou, dentro da Ficção Científica, o subgênero viagem no tempo. Hoje um clássico, A Máquina do Tempo foi a base e a inspiração para muitas das histórias de viagem no tempo que surgiram depois.

O Viajante do Tempo (o narrador da história não nos conta seu nome) cria uma máquina capaz de transportá-lo para o passado ou para o futuro. H.G. Wells não explica o funcionamento desta máquina, limitando-se a descrever a primeira aventura deste viajante para um tempo futuro, especificamente para o ano de 802.701, em que a humanidade dividiu-se em duas grandes raças: os Eloi, seres belos e infantilizados que vivem na superfície da Terra, e os Morlock, seres atrofiados e pálidos que vivem no subsolo.

Wells, em A Máquina do Tempo, deliberadamente se afasta das utopias do Século XVIII, em que o protagonista era orientado por um tutor e guia sobre o funcionamento da sociedade que visitava. O Viajante do Tempo de Wells é jogado em um futuro que ele compreende muito pouco. Como nem os Eloi e nem os Morlock falam a língua do viajante, tudo o que ele conclui é fruto de mera especulação e ele mesmo reconhece, em vários momentos da narrativa, que pode estar errado. Essa sensação de abandono que o viajante do tempo enfrenta e que transmite para o leitor de sua história é hoje uma das características da grande maioria dos livros de ficção científica, que exigem de seus apreciadores certa paciência até que ambientação ocorra.

Aos olhos do leitor moderno, A Máquina do Tempo parece ingênuo em diversos momentos de sua narrativa. O Viajante do Tempo defende, por exemplo, que o tempo, por ser uma quarta dimensão, permite o transporte através dele tão facilmente quanto a primeira, a segunda ou a terceira dimensões. Mas em diversos outros momentos, A Máquina do Tempo traz ideias que hoje estão praticamente consolidadas dentro da Ficção Científica, a exemplo do fato de a viagem no tempo exigir a construção de uma máquina, que é fruto da ciência e do engenho humano.

A Máquina do Tempo é uma ótima introdução para leitores pouco familiarizados com a Ficção Científica, até porque é de pequena extensão e linguagem fácil. Para os leitores já familiarizados com o gênero, o livro é interessante por seus aspectos históricos, mas a simplicidade de seu enredo decepciona quando comparada aos livros atuais. Ainda assim, essa é uma leitura leve e agradável, que mostra que um clássico pode sim ser descomplicado.

Nota no Skoob: 4 de 5.   

Para ler a resenha de A Ilha do Dr. Moreau, também de H.G. Wells, clique aqui.

Vídeo no YouTube:

         

13 comentários:

  1. preciso ler este livro, mas agora não sei para qual desafio especificamente rsrsrsrs
    ótima resenha!!!
    beijos!!

    ouseviver.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mariana! =D
      Para mim entrou no Desafio 1001 Livros para Ler Antes de Morrer ; )
      Beijo!

      Excluir
  2. Eu gosto muito desse livro, acho que tenho resenha antiga dele. O que mais gosto é exatamente essa simplicidade, bem típica do século XIX. Também é legal A Ilha do Dr. Moreau. Estou por ler algum outro dele, talvez A Guerra dos Mundos. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Ilha do Dr. Moreau já está aqui na minha estante, Lua. Peguei emprestado na semana passada e deve ser uma das minhas próximas leituras ; )
      Esse livro realmente é muito simples. Como estou acostumada a ficções científicas mais complexas, até estranhei. Rsrsrs.
      Deixei um comentário lá na sua resenha, que, por sinal, está muito boa.
      Um beijo!

      Excluir
  3. Eu preciso ler esse livro, viagem no tempo é uma das coisas que acho mais fascinantes na ficção científica!
    Gostei demais da resenha Duda :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tati! =D
      Eu também adoro viagem no tempo. O único problema é que quase sempre me confundo toda por causa das diferentes teorias sobre viagem no tempo.
      Se você gosta de Asimov, indico "O Fim da Eternidade". É sobre viagem no tempo e é muito bom!
      Beijo!

      Excluir
  4. Muito legal!!
    Fiquei com vontade de ler esse livro!
    Adoro esse tipo de história, se bem escrita, é empolgante!
    Sua resenha ficou muito boa! Completa e fácil de entender!
    Parabéns!
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha! Achei o comecinho do seu texto massa: “Ler A Máquina do Tempo é ter acesso à mentalidade científica do século XIX e às primeiras ideias concebidas sobre a viagem no tempo.” ^_^
    Tenho interesse de ler H.G. Wells tanto por suas obras serem um clássico, como também pelas mensagens das narrativas. Dele só tenho A Ilha do Dr. Moreau, mas quero muito os outros (principalmente A Guerra dos Mundos e O Homem Invisível).
    Beijos, Eduarda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lulu, você já leu A Ilha do Dr. Moreau? Estou com ele aqui em casa e pretendo ler mês que vem. Se você ainda não tiver lido, podemos ler juntas.
      Eu também quero ler A Guerra dos Mundos e O Homem Invisível. Gostei muito do jeito como Wells escreve. É um jeito simples, até meio ingênuo, mas cativante.
      Beijo!

      Excluir
  6. Eduarda, aceito o convite, pois ainda não li A Ilha do Dr. Moreau ^_^ Vou começar a leitura em agosto então. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fechou! Leremos em agosto! ^_^
      Todo mundo fala muito bem dele. E não sei se você assiste, mas na série Oprhan Black o código genético dos clones está escondido em uma edição de A Ilha do Dr. Moreau. Rsrsrs.
      Beijo!

      Excluir
    2. Combinado! ^_~ Pois é, ouço bastante elogio. Eduarda, não conheço essa série, mas acho legal essas referências ou citações de obras clássicas, incentiva o pessoal a ler. Bjs!

      Excluir