sexta-feira, 2 de maio de 2014

Desafio Literário: Livrada 2014



O blog Livrada! lançou um desafio literário para o ano de 2014. Como eu não resisto a um desafio literário, resolvi aderir. Todos estão convidados! Aceito sugestões para as categorias que para mim são problemáticas: poesia e não ficção.  

O desafio consiste em ler 15 livros nas seguintes categorias:

1- Um clássico da literatura brasileira

Estou querendo ler "O Cortiço", de Aluísio Azevedo há um bom tempo e essa é a oportunidade perfeita! 

2- Um clássico esquecido da literatura mundial

Ainda estou decidindo, mas "Middlemarch", de George Eliot, está no páreo. 

3- Um livro do seu autor favorito

Gabo, esse ano você merece todas as homenagens! Estou entre "Olhos de Cão Azul" e "Ninguém Escreve ao Coronel", ambos indicações da Denise, do blog Cem Anos de Literatura

4- Um livro de contos

"O Amor de uma Boa Mulher", de Alice Munro, já estava previsto para esse ano. Mas já me livrei dessa categoria ao ler "Eu, Robô", de Isaac Asimov (resenha aqui) e "Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos", dos Irmãos Grimm. 

5- Um livro que não foi te indicado por ninguém

"Invisível", de Paul Auster. Ninguém me indicou e não conheço ninguém que leu...  

6- Um livro com mais de 500 páginas

"O Incêndio de Troia", de Marion Zimmer Bradley. Se bem que "Middlemarch", de George Eliot, também tem mais de 500 páginas... Vale enquadrar o mesmo livro em duas categorias? 

7- Um livro de poesia

Aqui a coisa complicou. Nunca leio poesia... Li Drummond na época da escola e nunca mais abri um livro de poesia. Sugestões? Algo mais leve que a "A Divina Comédia", por favor. Talvez eu tente Paulo Leminski ou Gregorio Duvivier, por indicação da Juliana, do blog O Batom de Clarice.  

8- Um livro escrito por alguém com menos de 40 anos

Segundo o Wikipedia, Sara Shepard tem 37 anos, então eu já superei essa categoria ao ler "Perigosas", da série Pretty Little Liars (resenha aqui). Mas talvez eu leia também "Quem é Você Alasca?", do John Green, que segundo o Wikipedia tem 36 anos. 

9- Um livro escrito originalmente em um alfabeto diferente do seu

Mais uma categoria que eu já superei com "Uma Criatura Dócil", de Dostoiévski (resenha aqui). O alfabeto russo é diferente do nosso ; )

10- Uma graphic novel

Essa foi fácil! Sandman, (resenha aqui), Fábulas (resenha aqui) e Daytripper.

11- Um livro publicado pela primeira vez neste ano

Vale o livro ter sido traduzido para o português em 2014? Austenlância, da Shannon Hale (resenha aqui) só chegou aqui no Brasil esse ano. Se não vale, sugestões?

12- Um livro de não-ficção

 Sugestões??

13- Um volume de alguma trilogia ou série

Essa também foi fácil! A Sombra do Vento (resenha aqui), O Jogo do Anjo (resenha aqui) e O Prisioneiro do Céu (resenha aqui).

14- Um livro que algum amigo te enche o saco pra ler

Sem dúvida "O Chá do Amor", de Jennifer Donnelly, que todas as minhas amigas já leram (se me emprestassem o livro ficaria bem mais fácil...).

15- Um livro escrito por uma autora

O Desafio Leia Mulheres 2014 transformou essa categoria na mais fácil de todas! Esse ano já li:
"A Festa de Babette", de Karen Blixen (resenha aqui)
"A Fazenda Africana", também de Karen Blixen (resenha aqui)
"A Convidada do Casamento", da Carson McCullers (resenha aqui)
"O Castelo Animado", da Diana Wynne Jones (resenha aqui)
"Perigosas", da Sara Shepard (resenha aqui)
"Austenlância", da Shannon Hale (resenha aqui)
"A Lua de Mel", de Sophie Kinsella (resenha aqui) 


Sigam-me os bons! ; )

8 comentários:

  1. Oi Eduarda,
    nossa, você já cobriu vários tópicos do desafio: que ótimo!
    Olha, Eu amo as poesias do Mário Quintana, o Benedetti e as do Pablo Neruda. ;)
    E não-ficção você pode escolher uma biografia de algum escritor, o que você acha?
    Ah, estou super feliz de finalmente ler Sandman este ano. ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, Sandman é incrível. Você vai adorar!
      Obrigada pelas sugestões de poetas. E uma biografia é uma boa mesmo, viu? Vou procurar uma de alguém interessante.
      Beijo!

      Excluir
  2. Nao ficcao: Freaknomics ou o economista camuflado!!! =D Ou vc pode ler o livro que eu toh coordenando sobre devido processo, que vai ser publicado esse ano E é nao-ficcao, ou seja, dois coelhos... Quer dizer, falar de devido processo no México é meio que ficcao sim... hehehehehe!!!

    Eu nao sei mais o que sugerir porque, tirando livros de análise economica do direito e feministas, vc já leu tudo... Se quiser literatura feminista pra o nao-ficcao, qq livro de Alda Fascio tá valendo. E o de Butler, já leu?

    De poesia, eu nunca gostei muito... BTW, pq nao tem teatro na lista???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei porque não tem teatro... Só perguntando ao pessoal que criou o desafio =P
      Economia não é muito a minha praia. Eu ia sofrer para ler esses livros que você me indicou. Mas Butler talvez eu leia ainda esse ano. O livro está aqui, só falta coragem para encarar.
      Beijo!

      Excluir
  3. Eduarda, adorei suas escolhas. Olha só, se você quiser matar a categoria de não-ficção, coloca A fazenda africana, hehehe. Eu também sou uma negação nessa categoria (o nome do meu blog não é à toda, gosto mesmo é de ficção), mas tenho que vencer isso, sei que tem muita coisa boa por aí, a Blixen não nos deixa mentir. =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que vale, Lua? É um não ficção meio romanceado, não? Talvez por isso eu tenha gostado tanto... Hahahahahahaha
      Falando no nome do blog, eu nunca li Ficções do Interlúdio.
      Beijo!

      Excluir
  4. Algumas sugestões para livros de não ficção, você até consegue baixar na net:“Eichmann em Jerusalém”, de Hannah Arendt ( A Denise falou sobre ele) “O Jornalista e o Assassino”, de Janet Malcolm (A Ju do Espanador está lendo e acho que a Luara leu); Um Teto Todo Seu”, de Virginia Woolf (A Paula Dutra fez um post);“A Sangue Frio”, de Truman Capote (A Tati Feltrin fala muito dele); “Notícia de um Sequestro”, de Gabriel García Márquez (A Gláucia fez um vídeo). Só o do Gabo que eu ainda não tenho, mas os outros estão guardando pó há um tempão. então entrarão para o desafio até final do ano.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor parte desse desafio é receber indicações fantásticas de livros. Muito obrigada, Flávia! =D
      Quero ler todos esses, mas Um Teto Todo Seu está liderando a competição.
      Beijo!

      Excluir